filme de estradas.

Sobre a Realizadora
O Projeto
Sobre a DP Video Solution
 

minha estrada.

Eu sou Silvia Bonato, diretora criativa e cineasta inspirada pela vida.

Vou te contar como a história desse documentário se mistura com a minha. Eu nasci no Brasil, vivi a maior parte da minha vida, até hoje, no Rio de Janeiro em uma família de classe média bem disfuncional. Entre uma e outra briga conjugal de meus pais, que eram frequentes, eu, que deveria me sentir perdida de acordo com o modelo tradicional, buscava respostas nas personalidades das pessoas, procurava observar minha família e a das outras pessoas, meus problemas e os problemas das outras pessoas.

Desde muito nova, por volta de 10 anos, fui apresentada as artes dramáticas e estudava em uma das escolas de teatro mais consagrada do Brasil. Foi o amor pelos personagens fundido com a tentativa de entender o ser humano que me fazia procurar o entendimento dos mestres em psicologia, comportamento humano, espiritualidade e mundo num geral. Costumava prometer a mim mesmo que um dia em conseguiria ter uma família com a percentagem que amor que eu pensava como ideal, com certeza os estudos e todas as experiências que eu passava dia após dia me ajudariam a compreender o que era necessário. 

Spoiler: Consegui!

O tempo foi passando e a arte nunca saiu de mim. Aos 23 anos era produtora criativa de uma das agências de atores de maior destaque nacional e em muito pouco tempo chegava ao topo de minha carreira profissional, andava com uma malta da alta classe da minha área, frequentei a tão sonhada faculdade de cinema e vislumbrava perfeitamente o que eu nunca quis me tornar como pessoa. Achei que aquele topo não era bem onde eu tinha planejado estar nos meus primórdios. Talvez se eu pensasse maior... em depressão larguei toda uma vida pré construída pela metade e me aventurei a subir mais degraus, fui parar a meca, Los Angeles, CA, EUA, onde os sonhos prometiam estrelar em todas as salas de cinema. Fiz cursos na minha área, me aprimorei como nunca, sabia muito e agora sim estava no mesmo lugar que os melhores do mundo! Mas bem... não era muito bem assim a vida que eu tinha em mente como ideal. Sabe aquele topo que larguei no Brasil? A famosa L.A. era exatamente igual, só que a nível mundial. Voltei pro meu país sem chão, mas com a sensação interna de mudança que me foi ainda mais aguçada no tratamento emocional que me submeti, a mudança não poderia ser somente física, mas interior. 

Nos frames seguintes da minha estrada eu fiz o que alguns mestres chamam de reforma interior, nada mais é do que lavar um copo, muito bem lavado por dentro, só que o copo é nossa alma, parece simples, mas foi uma das coisas mais difíceis que já fiz na vida.   Um dia, no meio do turbirão, encontrei uma fita de vídeo antiga do meu pai, uma remanescente de tantas que meu pai e meu irmão mais velho filmavam de quando eramos pequenos, com uma família disfuncional  essas coisas acabam se perdendo, mas eu tinha ali um ouro para meu estudos de personalidade. Coloquei aquela relíquia no primeiro vídeo cacete que achei e entre um e outro chiado e vi minha imagem. Nos olhos daquela pequena menina cheia de personalidade eu consegui o abrigo que eu precisava para continuar a estrada. Vi meus pais, irmão, a casa que eu tanto amava da minha infância e tudo aquilo que havia me feito chegar até aquele momento. As imagens não se contiveram nas meras imagens que tinha naquela fita de vídeo cacete, a mente viajou por tantos e tantos anos, tantos e tantos lugares, tantos e tantos rostos que haviam passado pela minha vida e aquele olhar de criança revelava a certeza de quem eu sou, de onde eu vim e o que eu precisava buscar. Quando a gente recomeça por dentro, a gente consegue tudo o que quer, foi um dos grandes ensinamentos que tive ali. Se reconhecer e buscar na nossa história de vida o sentido de estarmos aqui, faz tudo valer a pena. A vida a partir daquele ano me levou exatamente onde eu precisava ir. Joguei tudo pra cima (e também algumas pessoas me ajudaram a jogar, lol), e fui em busca dos meus maiores sonhos, me conhecer, conhecer a marca que eu deixaria  no mundo e realizar o sonho daquela pequena menina da fita de vídeo cacete, em ter aquela família do comercial de pasta de dente.

Com Orgulho enorme, isso é o que tenho pra lhe apresentar hoje, outubro de 2020.

Meu maravilhoso marido Willian Bonato, cineasta, co-autor, co-diretor e co-protagonista da nossa história e documentário. O ator coadjuvante do doc, Chris Bonato (ao colo) e nosso primogênito, o fotógrafo dessa self e tb coadjuvante do documentário, Ben Bonato. =)

planejamento Travels
 

sobre o documentário.

A Proposta do Documentário:

A produção de um filme documentário com cunho de autoconhecimento e reflexão sobre a vida, maquiada por histórias de famílias comuns, de pequenas vilas portuguesas, somado a um analítico, doce e familiar "road movie" (filme baseados em viagens, sejam os viajantes os realizadores, e/ou os personagens, dependendo do estilo do filme).

O Roteiro, O Guião, O Projeto na Prática:

Nossa  família viajará pelas estradas de Portugal, em uma caravana equipada com estúdio, ilha de edição e telão. Pararemos em diversos vilarejos a fim de conhecer locais novos, pessoas, famílias e descobrir através de suas recordações em fotos e/ou filmes, como são constituídas, ideias e personalidades.

 

Com a ajuda das imagens captadas pela nossa equipe e as histórias contadas e documentadas pelas famílias, nós editaremos e montaremos pequenos filmes documentais com fatos de vidas dessas famílias, que serão exibidos em nosso telão, ao cair da noite, para a a família e seus convidados. A reação da família ao ver suas histórias nos filmes também nos mostrarão outros aspectos de cada núcleo.

O documentário em si será uma mistrura das histórias de várias famílias, com as histórias de nossa própria família em viagem, adicionado aos nossos comentários, devagações e conclusões sobre a vida, retirados dos aprendizados e temas que aparecerão ao conhecermos essas famílias e lugares distantes do padrão da maioria. 

Durante dois ou três dias conviveremos  com cada uma dessas famílias, acompanhando seu dia a dia, falando sobre sonhos, a complexidade da vida, conhecendo seus lares, conhecendo suas cidades, desvendando histórias através de reuniões para mexermos em caixas antigas que estão guardados filmes e fotos pessoais, e tudo mais que nos fará pensar sobre o passado, presente e futuro de todos nós.

​Famílias de norte a sul de Portugal farão parte do projeto, para que assim, possamos também explorar as diversas culturas espalhadas por todo o país.

 

O planejamento do projeto é que o documentário possa seguir seus caminhos por festivais mundiais e futuramente, também seja dividido em capítulos, para se tornar a primeira temporada de uma websérie com grande potencial de crescimento por todo o mundo.

O Objetivo Final:

O objetivo principal do documentário, além de mostrar e emocionar com histórias da vida prática de  portugueses comuns de pequenas vilas, é trazer o intimo de tudo que aprendi sobre a vida e fazer com que as pessoas pensem sobre elas mesmas, se espelhando na vida de outras pessoas, inclusive a minha!

 

Gostas de documentário com alma?

Assista os documentários que nos inspiraram e que se assemelham a nossa proposta de estética e dinâmica:

Visages Villages (Olhares Lugares)

Trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=oaq9IMouPIs

Um documentário Francês, estilo Road Movie, que reúne duas celebridades da área artísticas em visita a diversos locais nos arredores franceses.

Documentário completo disponível em diversos serviços de TV

My Octopus Teacher ( Meu Professor Polvo)

Trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=F1HsC9kLbd0

Profundo documentário da Netflix que revela excelentes ensinamentos da vida através da visão de um cineasta mergulhador e seu processo de amizade com um polvo.

Documentário oficial disponível no serviço NetFlix

 

 

de mãos dadas

apoie o projeto.

Há Várias formas de Apoiar nosso projeto, seguem abaixo as opções, veja qual se encaixa mais em seu perfil:

  1. 1. Sendo Doador Expontâneo do Projeto:

Qualquer quantia em dinheiro poderá ser depositada como apoio financeiro ao projeto através da conta da produtora oficial do projeto: Diálogos Prediletos Lda.

Os depósitos deverão ser feito para: 

IBAN: PT50.0033.0000.45497851650.05
SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Importante! Favor acrescentar junto ao depósito e através de email, o nome a quem devemos agradecer nos créditos do filme. email: info@dpvideosolution.pt

 

2. Comprando cotas de patrocinadores do projeto:

Tanto empresas quanto pessoas físicas poderão ser patrocinadores oficiais do projeto.

Há cotas distintas para cada patrocinador, o que as diferencia é o valor a ser pago para produção e o tipo de contrapartida de efeito publicitário que será inserida no filme com a marca do patrocinador. Essa forma de patrocínio é como uma troca do apoio ao projeto pelo marketing direto e divulgação da marca do patrocinador no filme. As contrapartidas serão inserção da marca do patrocinador no roteiro do filme com falas e/ou imagens da marca associada, em forma de Merchandising e/ou exposição da marca no início ou créditos finais do filme e também exposição da marca no material promocional do filme, nas rede sociais entre outros . 

Caso seja de seu interesse ingressar no grupo de patrocinadores e saber mais informações sobre esta forma de apoio, favor entrar em contato connosco através de nosso email oficial info@dpvideosolution.pt ou através dos contatos desta página

3. Sendo um Apoiador

Apoiadores, são aqueles empresários que possuem restaurantes, hospedarias, mercados e outros produtos que possam ser usados pela produção durante as filmagens ou em outras fazes do filme que diminuam os custos oficiais do projeto. Basicamente qualquer serviço ou produto oferecido a equipa que seja útil em alguma das etapas do filme. 

Nessa modalidade de apoio também será sempre negociado a contra partida, o retorno do investimento, com base no serviço ou produto oferecido.

 

sobre a produtora.

A DP VIDEO SOLUTION será a produtora oficial do documentário em co-produção ainda em processo de negociação. A DP, como a chamamos intimamente, vem de anos e anos de trabalhos no Brasil, Inclusive grandes trabalhos como Combertura da Casa Cisco, da Cisco System, patrocinadora oficial dos últimos Jogos Olimpicos, realizado no Brasil. Foi transferida para Portugal em Dezembro de 2016, pelo casal de cineastas, seus criadores e realizadores, Silvia e Willian Bonato. A partir de então a DP se especializou em destacar pessoas, negócios, eventos e empresas até os dias de hoje. Com o passar dos anos  nossos realizadores resolveram unir suas duas grandes paixões, autoconhecimento e cinema, desenvolvendo este documentário. Buscam, com ele, passar para o mundo um pouco mais de amor e autoconhecimento, bases de toda vida feliz.

Conheça os trabalhos já realizados pela DP em:

www.dpvideosolution.pt

e em nossas rede sociais em

CONTATO

Câmera Transmissão de Vídeo

sobre a produtora.

A DP VIDEO SOLUTION será a produtora oficial do documentário em co-produção ainda em processo de negociação. A DP, como a chamamos intimamente, vem de anos e anos de trabalhos no Brasil, Inclusive grandes trabalhos como Combertura da Casa Cisco, da Cisco System, patrocinadora oficial dos últimos Jogos Olimpicos, realizado no Brasil. Foi transferida para Portugal em Dezembro de 2016, pelo casal de cineastas, seus criadores e realizadores, Silvia e Willian Bonato. A partir de então a DP se especializou em destacar pessoas, negócios, eventos e empresas até os dias de hoje. Com o passar dos anos  nossos realizadores resolveram unir suas duas grandes paixões, autoconhecimento e cinema, desenvolvendo este documentário. Buscam, com ele, passar para o mundo um pouco mais de amor e autoconhecimento, bases de toda vida feliz.

Conheça os trabalhos já realizados pela DP em:

www.dpvideosolution.pt

e em nossas rede sociais em

CONTATO

 
Telefone do vintage
 

contato.